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26 de junho de 2023
Estar presente nos maiores festivais de música do Brasil ou, melhor, do mundo, é o sonho de muitas marcas. No entanto, para esse desejo se realizar, além de outros fatores, é necessário ter muito bem desenhado como a empresa se apresentará para o público presente com o objetivo de envolvê-lo da melhor maneira possível.
Entre os grandes festivais musicais existentes pelo mundo, temos o Tomorrowland, o Rock in Rio (RiR), o Lollapalooza e o Coachella. Esses festivais acontecem em diferentes países, desde o Brasil até a Bélgica e os EUA e coleciona grandes fãs ao redor do mundo. Só o Rock in Rio, em 2022, recebeu cerca 700 mil pessoas, sendo aproximadamente 100 mil presentes em cada dia de festa.
Não é à toa que essas festas “brilham os olhos” de milhares de pessoas ao redor do mundo. Ainda falando sobre o Rock in Rio, bandas e músicos que fazem sucesso mundialmente, a exemplo do Coldplay, do Iron Maiden, do Post Malone e da Demi Lovato, estiveram presentes. Além disso, a estrutura física do evento, por contar com o auxílio de grandes marcas, faz com que o festival se destaque ainda mais.
As empresas realizam ativações de marcas nesses eventos, pois conseguem, em poucos dias, chegar a milhares de pessoas ao mesmo tempo — até naquelas que não estão presencialmente nos eventos. Os festivais, quando acontecem, ganham destaque na mídia televisiva e online, tendo menções nos principais programas de TV e redes sociais.
Todavia, mesmo estando presentes nos festivais, as marcas precisam usar bastante a criatividade para envolver o seu público-alvo e fazê-lo ter vontade de visitar seus stands. Então, se você tem uma empresa e deseja realizar uma ativação de marca nos maiores festivais musicais do mundo, continue a leitura deste post. Nele, vamos mostrar como ajudamos a Pepsi a se destacar em seu stand no Rock in Rio e no Lollapalooza.
Brand activation ou ativação de marca é uma estratégia de marketing que visa promover interações entre uma marca e seu público-alvo. Essa estratégia, geralmente, é realizada em eventos públicos, como festivais musicais e feiras culturais.
Ao pensar na ativação de marca, a empresa precisa elaborar maneiras de passar o seu DNA, seja por meio do ambiente físico — stands —, seja por meio das interações. Além disso, tudo necessita, também, representar muito bem o público-alvo e o evento. Usando um exemplo bem simples, seria incoerente uma empresa promover a sua marca no Rock in Rio como se estivesse na Festa do Peão de Barretos. Os dois eventos têm estilos totalmente diferentes.
Logo, na ativação de marca, as empresas podem pensar em oferecer diferentes tipos de divertimentos ao seu público-alvo, como jogos, competições e amostras de produtos. Tudo isso fazendo com que a todo momento esses potenciais clientes se lembrem que estão no evento em questão.
Quando a empresa realiza uma ativação de marca bem feita, ela gera muitos benefícios para si mesma e para o evento.
Os eventos costumam durar várias horas ou dias seguidos, assim, quanto mais divertimentos e coisas que realmente chamam a atenção das pessoas, melhor!
Isso facilita para que ninguém se sinta fadigado de estar no lugar. Em complemento, ao oferecer diferentes oportunidades de interações, o evento dá ao público a chance de encontrar várias marcas de diversos nichos e muitas possibilidades de se deparar com algo que realmente se identifica.
Dessa forma, é muito importante pensar no design dos stands. Eles precisam representar muito bem a marca, com cores predominantes e com um estilo característico. A identidade visual externa deve passar a impressão de que: “se está tão bom por fora, deve haver muita coisa interessante dentro dos stands”.
Ao gerar interesse nas pessoas, você deve suprir as expectativas delas quando visitarem o stand da sua marca. É um trabalho bem minucioso, mas, como já relatamos anteriormente, vale a pena, pois as vantagens são gigantescas para as marcas.
Entre os variados benefícios que a ativação de marca pode proporcionar à sua empresa, temos:
A Pepsi está entre as maiores marcas de refrigerante do mundo e realizar a ativação de marca em festivais musicais, a exemplo do Rock in Rio e do Lollapalooza, é muito conveniente para a PepsiCo — empresa fabricante do refrigerante Pepsi. Logo, tivemos a oportunidade de acompanhar a marca em suas ativações no RiR e no Lollapalooza.
Primeiramente, estivemos presentes com a Pepsi no Rock in Rio. Nesse evento, além de apresentar uma identidade visual incrível no seu stand, com a nossa parceria, demos a oportunidade das pessoas, por meio do Karaokê, cantarem no mesmo festival em que seus maiores ídolos se apresentaram. Sucesso garantido!
A ativação de marca da Pepsi foi tão acertada que o seu stand, em ambos os festivais, foi considerado o mais disputado. O público-alvo foi impactado positivamente, pois encontraram a diversão que representava muito bem os eventos e a Pepsi conseguiu reafirmar seus valores, gerando o encantamento do público.
Assim como a Pepsi, você também pode colher grandes benefícios ao investir na ativação de marca. Logo, temos certeza que somos os parceiros certos para estar junto com a sua empresa, pois além dos nossos mais de 15 anos de experiência participando de grandes ativações de marcas, sabemos identificar o DNA de cada empresa e trazer isso para o nosso show.
Seja em um festival de música, seja em uma feira cultural, vamos dar à sua empresa a chance de proporcionar ao seu público-alvo a vivência de experiências memoráveis, assim como fizemos com a Pepsi. Agora que tal entrar em contato conosco e ver a nossa disponibilidade para estarmos juntos na ativação da sua marca? Temos certeza que será um sucesso!
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