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17 de maio de 2023

Como anda o Marketing Interno da sua empresa? Conheça o Case da Teleperformance!

por: Gustavo Livekaraokê
em: Eventos Corporativos, Festas de Confraternização

A Teleperformance é um dos contratos mais duradouros que mantemos. A empresa entrou em contato com a Live Karaoke com o intuito de melhorar o seu marketing interno. 

É muito interessante perceber que existem empresas que se preocupam com o seu ambiente interno. Na grande maioria das vezes, vemos organizações focando no ambiente externo, enquanto o seu meio interno clama por atenção e cuidado. 

Dessa forma, o intuito deste post é mostrar a você como foi o nosso trabalho com a Teleperformance para ajudá-lo a melhorar o seu marketing interno. Por isso, continue por aqui, pois temos certeza que este conteúdo será essencial para você. 

O que é o marketing interno? 

Antes de qualquer coisa, achamos conveniente explicar a você o que é o marketing interno. 

Marketing interno ou endomarketing é um conjunto de estratégias voltadas para o ambiente interno de uma empresa, onde busca-se criar ações para melhorar o clima organizacional, gerando um ambiente agradável para os colaboradores. 

Se você nos acompanha por aqui, sabe o quanto gostamos de bater na tecla sobre a importância de introduzir no dia a dia organizacional ações para motivar os profissionais. Isso é ignorado diversas vezes pelas empresas e, como resultado, temos pessoas totalmente indispostas, com baixa produtividade e um alto número de pedidos de demissão. 

Foi-se o tempo em que as pessoas ficavam “presas” em um serviço. Vez ou outra, escutamos relatos de colaboradores que permanecem em certas empresas, pois precisam do trabalho e, caso saiam, possuem o medo de não encontrarem um novo trabalho. 

No entanto, na grande maioria dos casos, principalmente se tratando da geração Z, os profissionais não estão se prendendo mais a um emprego. Por isso, é de extrema importância que as empresas tenham um olhar minucioso para o seu marketing interno. 

Ações para melhorar o marketing interno

Existem muitas ações que podem ser criadas com o intuito de dar um plus no endomarketing de uma empresa. 

Jorge Paulo Lemann, fundador da Ambev, quando estava sob a gestão do seu antigo negócio, o Banco Garantia, implementou algumas ações que ele apostava para melhorar o marketing interno: era a remuneração por resultados e o ganho de participação acionária. 

Logo, quando um colaborador se destacava de maneira considerável, além de receber condizente com o resultado que entregava, ele também se tornava sócio da empresa, ou seja, com essa estratégia, os colaboradores passavam a ter um olhar e atitudes de dono. 

Foi por meio dessa estratégia no Banco Garantia que Lemann conheceu Marcel Herrmann Telles e Beto Sicupira. Os dois se tornaram grandes amigos de Lemann e, de quebra, sócios. Primeiramente, no Banco Garantia e, posteriormente, na Ambev. 

Além desse exemplo de um dos homens mais ricos do Brasil, existem outras pequenas estratégias que você pode apostar no seu negócio com o intuito de fidelizar seus colaboradores. 

Entre essas estratégias, temos:

  • Criação de um plano de carreira;
  • Oferecer benefícios além do salário, como: vale transporte, vale alimentação, plano de saúde, entre outros;
  • Oferecer feedbacks contínuos;
  • Melhorar a comunicação interna;
  • Criar ações que façam os profissionais fugirem um pouco da rotina.

Existem outras estratégias que você pode apostar. Todavia, queremos focar neste último ponto citado e, para explicá-lo de maneira profunda a você, vamos ao case da Teleperformance. 

Endomarketing: case da Teleperformance

Como relatamos no início deste post, a Teleperformance está conosco há muitos anos. Nossa parceria dura há mais de uma década. 

Quando recebemos a missão de estarmos ao lado dessa empresa, com o intuito de ajudá-la a engajar, motivar e fidelizar seus colaboradores para diminuir o turnover ou rotatividade de pessoal, nos sentimos muito felizes. 

Portanto, elaboramos um show que foi realizado durante o expediente de trabalho dos colaboradores. Essa atitude foi crucial para que eles pudessem dar uma pausa na rotina de trabalho e ganhassem uma motivação a mais para voltar ao serviço. 

Impacto do Cansaço Mental

Dar aos colaboradores essa pausa é importante. Às vezes, eles desempenham funções que exigem muito. Nesse caso, não estamos falando do serviço braçal, mas do trabalho mental. 

O cansaço mental leva muitos profissionais a desistirem de seus cargos e procurarem outras organizações para trabalhar, na esperança de serem menos cobrados. 

Desafios da Alta Rotatividade

No entanto, às vezes, esse problema se perpetua no novo emprego e, pela nossa experiência, sabemos que ele poderia ser resolvido com ações simples, sem a necessidade de pedir demissão. 

Temos a consciência que chegar a essa conclusão não cabe aos colaboradores, mas aos seus líderes. Ao perceber o nível elevado de turnover, é função dos líderes e/ou gestores traçarem estratégias para a resolução do problema. É nesse ponto que nós entramos em ação. 

A Estratégia da Teleperformance

Ao entendermos as suas necessidades, elaboramos um show que vai na raiz do seu problema. É muito assustador e desgastante ver um grande número de colaboradores pedindo demissão. 

Isso influencia diretamente no dia a dia da empresa, pois é necessário demandar uma parte do tempo que poderia estar sendo utilizada em outras questões para iniciar um novo processo de recrutamento e seleção de candidatos. 

Após a contratação, é preciso oferecer treinamentos ao novo colaborador. Esses treinamentos demandam tempo e faz com que uma outra pessoa pare o que ela está fazendo para dar atenção e ensinar as funções ao profissional. 

Note, não estamos falando que tirar uma parte do tempo e destiná-la ao treinamento é ruim. Os treinamentos são extremamente importantes. Todavia, quando é feito de forma recorrente em razão do alto número de pedidos de demissão, ele se torna desgastante. 

Além disso tudo, entra em questão a fama da empresa. Fica difícil uma pessoa querer trabalhar em uma organização que possui gente “entrando e saindo” de forma constante. Isso, com toda certeza, não passa uma boa impressão. 

Por isso, é tão importante as empresas terem um cuidado com o marketing interno. Como a Teleperformance possui unidades por todo Brasil, todas as sextas-feiras realizamos shows nas diversas unidades da empresa pelo país. Cada sexta-feira estamos em um local diferente! 

Ficamos contentes por essa parceria durar tanto tempo e gerar bons resultados. Nenhuma empresa merece ter que lidar com uma alta taxa de pedidos de demissão. 

Caso essa situação esteja acontecendo com a sua empresa ou, caso você esteja traçando estratégias para melhorar o seu marketing interno, estamos prontos para te ajudar. Entre em contato conosco e confira nossa disponibilidade para firmarmos uma parceria duradoura, assim como temos com a Teleperformance!

 

 

 

 

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